Operadores de Perfuratrizes e Marteletes Pneumáticos
Sobre a Atividade
A função de operador de perfuratrizes e marteletes pneumáticos é considerada atividade especial devido à exposição contínua a agentes físicos nocivos, como vibração de corpo inteiro e ruído, além de poeiras e outras substâncias potencialmente prejudiciais dependendo do ambiente de trabalho. Esses profissionais frequentemente atuam em indústrias, construção civil, mineração e infraestrutura.
Exposição a Agentes Nocivos
- #### Agentes Físicos Ruído: Exposição a vibração transmitida pelo uso contínuo de ferramentas pneumáticas. Vibração: Exposição a altas vibrações.
Detalhes Técnicos
Classificação
Insalubre
Tempo de Trabalho
- 25 Anos
Categoria
• Trepidações e vibrações industriais
Fundamentação Legal
Código 1.1.5 do Quadro Anexo ao Decreto 53.831/1964
CBO
7312-05
Normas Regulamentadoras
- A atividade de Operadores de Perfuratrizes e Martelettes Pneumáticos envolve a perfuração de rochas ou concreto usando equipamentos pneumáticos, o que expõe os trabalhadores a riscos de ruído, vibração, poeira, e outros agentes nocivos. NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): O operador de perfuratrizes e martelettes pneumáticos deve utilizar EPIs adequados para proteção contra os agentes nocivos. NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): Identificação e controle dos riscos ambientais associados ao trabalho com perfuratrizes e martelettes pneumáticos. NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos: Regulamenta a segurança no uso de perfuratrizes e martelettes pneumáticos. NR 15 – Atividades e Operações Insalubres: Define os limites para exposição ao ruído e vibração gerados por perfuratrizes pneumáticas, que podem ser insalubres. NR 17 – Ergonomia: Promove a ergonomia para evitar o desgaste físico e lesões relacionadas às vibrações durante a operação das perfuratrizes. NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados: Aplicável se o trabalho com perfuratrizes e martelettes pneumáticos for realizado em espaços confinados. NR 35 – Trabalho em Altura: Em algumas situações, o trabalho com perfuratrizes pode ser realizado em áreas elevadas.